Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/1/197
Título: Cura e Pajelança em Terreiros do Maranhão (BRASIL)
Autor(es): FERRETTI, Mundicarmo.
Palavras-chave: Religião e saúde
pajelança de negro
Maranhão
Data do documento: 2008
Resumo: Apesar de o Maranhão ser conhecido como “berço” do tambor de mina (religião afro-brasileira muito conhecida no Norte do Brasil), muitos terreiros maranhenses (casas de culto) são apresentados como “de curadores” ou realizam rituais de cura ou pajelança, termos que traduzem sua função terapêutica e sua origem indígena afirmada naquele campo religioso (apesar da palavra pajé ter sido muito usada no Maranhão do século XIX, para designar atividades médico-religiosas de populações negras). Nesse trabalho, após algumas considerações a respeito da pajelança de negros no século XIX e da cura (ou pajelança) em terreiros da capital, nos deteremos sobre o Tambor de Curador em Cururupu (litoral maranhense) - ritual onde o oficiante, em transe com seu ´mestre de cura´, realiza consultas e tira malefícios – e em um atendimento de pessoa com dor de cabeça e problema na coluna cervical.
Descrição: Apresentado em 18/3/2008 no Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia Médica – Università degli Studi di Milano Bicocca – Itália. Retoma texto apresentado em Mesa Redonda do VIII Encontro da ABANNE – São Luís, 1-4/7/2003 – intitulado: Tambor de curador e pajelança em terreiros maranhenses. Publicado em I Quaderni del CREAM, v.8, 2008.
URI: http://gurupi.ufma.br:8080/jspui/1/197
Aparece nas coleções:GPMINA - Trabalhos Apresentados em Eventos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cura e pajelanca-1.pdf168,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.