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Título: Hospitalização por infecção do trato urinário recorrente: percepção das gestantes
Título(s) alternativo(s): HOSPITALIZATION OF RECURRING URINARY TRACT INFECTION: PERCEPTION OF PREGNANT WOMEN
HOSPITALIZACIÓN POR INFECCIÓN RECURRENTE DEL TRACTO URINARIO: PERCEPCIÓN DE LAS MUJERES EMBARAZADAS
Autor(es): ALMEIDA, Anna Paula Alves
JESUS, Layane Mota de Souza de
DIAS, Ismália Cassandra Costa Maia
FERNANDES, Maria Neyrian de Fátima
MOURÃO, Iracema Sousa Santos
FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira
Palavras-chave: Enfermagem
Gestação
Trato Urinário
Infecção
Hospitalização
Nursing
Pregnancy
Urinary Tract
Infection
Hospitalization
Data do documento: 2016
Editor: UFPE
Citação: ALMEIDA, A. P. A. et al. Hospitalização por infecção do trato urinário recorrente: percepção das gestantes. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 10, Supl. 5, p. 4233-4239, nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i5a11168p4233-4239-2016
Resumo: Objetivo: identificar a percepção das gestantes com infecção do trato urinário recorrente (ITUR) diante da doença e hospitalização. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com seis gestantes internadas em hospital da rede pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, organizados e analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias: << Conhecimentos e desconhecimentos da ITUR >>; << Percepção das consequências da ITUR >>; << Percepção dos sentimentos despertados pela ITUR >>. Conclusão: propõe-se a realização de práticas educativas de forma dialógica, com o intuito de auxiliar no acompanhamento, bem como a prevenção de complicações. ____________ ABSTRACT: Objective: to identify the perception of pregnant women with recurrent urinary tract infection (RUTI) on the disease and hospitalization. Method: a descriptive study with a qualitative approach, developed with six pregnant women admitted to public hospital. Data was collected through semi-structured interviews, organized and analyzed according to the content analysis technique. Results: three categories emerged: << Knowledge and unknowns of RUTI >>; <<Perception of the RUTI consequences; << Perception of feelings aroused by RUTI >>. Conclusion: it proposed to carry out educational practices in a dialogic manner with the help of order in the monitoring and prevention of complications.
Descrição: Há uma versão em inglês disponível. Acesso por meio do DOI.
URI: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/917
ISSN: 1981-8963
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